top of page

GLOSSÁRIO: V

 

Vacina: Consiste em antígenos isolados de microorganismos causadores de certa doença ou dos próprios microorganismos atenuados. Quando injetada no ser humano estimula o organismo a reagir formando células de memória e anticorpos.

 

Vacúolo: Nome genérico de uma pequena bolsa presente no citoplasma das células, serve de armazenamento e cujo conteúdo é variável (soluções aquosas, alimentos, enzimas etc.).

 

Vacúolo citoplasmático: Designação de espaço no citoplasma limitado por membrana. Os vacúolos recebem denominação conforme sua origem ou função. Ex.: fagossomo (origina-se da fagocitose); vacúolo digestivo (função de digestão intracelular).

 

Vacúolo contrátil: (ou pulsátil) Bolsa membranosa do citoplasma de alguns protozoários de água doce (ameba e paramécio, por exemplo). O vacúolo coleta a água em excesso que penetrou na célula por osmose, eliminando-a por meio de contrações periódicas.

 

Vacúolo digestivo: Bolsa membranosa formada pela união de lisossomos com fagossomos ou pinossomo, onde ocorre a digestão intracelular.

 

Vagina: Canal do sistema reprodutor feminino presente em diversas espécies de animal. Recebe o pênis durante a cópula.

 

Válvula átrio-ventricular: Estrutura interna do coração que impede o refluxo do sangue, fazendo-o seguir em uma única direção. Entre a aurícula direita e o ventrículo direito situa-se a válvula tricúspide, e entre a aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo situa-se a válvula bicúspide (mitral). Ver também Veia.

 

Variabilidade gênica: Diferenças genéticas entre os indivíduos de uma população.

 

Vasectomia: Método de esterilização masculina que consiste em seccionar cirurgicamente os canais deferentes que conduzem os espermatozóides dos testículos para as vias externas do sistema reprodutor masculino. O sêmen eliminado não contém espermatozóides.

 

Vaso floemático: Ver Floema.

 

Vaso linfático: Ver Sistema linfático.

 

Vaso sanguíneo: Conduto que transporta sangue. O vaso que leva sangue do coração para os tecidos é uma artéria, e o que leva sangue dos tecidos ao coração é uma veia. Vasos de calibre fino e parede constituída por apenas uma camada celular são chamados capilares sangüíneos e unem as artérias às veias.

 

Vaso xilemático: Ver Xilema.

 

Veia: Vaso sangüíneo que conduz sangue dos tecidos e órgãos corporais para o coração. Possui parede relativamente mais fina e menos musculosa que a da artéria. As veias apresentam válvulas internas, que impedem o refluxo do sangue, fazendo-o circular em um único sentido. Ver também Sistema Circulatório.

 

Veia cava: Veia de grande calibre que recebe sangue venoso proveniente de todo o corpo, conduzindo-o ao coração. Divide-se em veia cava superior e inferior.

 

Veia pulmonar: O sangue oxigenado nos pulmões volta ao coração pelas veias pulmonares.

 

Ventilação pulmonar: Troca periódica do ar dos alvéolos pulmonares. A entrada de ar nos pulmões é a inspiração, e a saída, a expiração. Nos mamíferos, a ventilação pulmonar é realizada pelos movimentos do diafragma e dos músculos entre as costelas.

 

Ventrículo cardíaco: Um dos tipos de câmara do coração, que recebe sangue da aurícula e o bombeia, sob alta pressão, para as artérias. O ventrículo tem paredes mais grossas e musculosas que as da aurícula.

 

Ventrículo direito: Ver Ventrículo cardíaco.

 

Ventrículo esquerdo: Ver Ventrículo cardíaco.

 

Vértebra: Ver Coluna vertebral.

 

Vertebrados: Ver Vertebrata.

 

Vertebrata: (vertebrados) Subfilo do filo Chordata constituído por animais que apresentam coluna vertebral. Divide-se em duas superclasses. Pisces, que reúne as classes Agnatha (agnatos ou peixes sem mandíbula), Chondrichthyes (peixes cartilaginosos) e Osteichthyes (peixes ósseos)

 

Vesícula biliar: Órgão do sistema digestivo dos vertebrados que armazena a bile produzida no fígado, lançando-a no duodeno durante a digestão.

 

 

Vesícula seminal: Órgão do sistema reprodutor masculino de certos animais que armazena e nutre os espermatozóides antes da ejaculação. Nos mamíferos, existe um par de vesículas seminais.

 

Via Láctea: Galáxia espiral na qual se situa nosso Sistema Solar.

 

Via urinária: Ver Ureter e uretra.

 

Vigor híbrido: (ou heterose) Superioridade de linhagens híbridas em relação a linhagens puras em determinadas espécies de plantas e animais. Os híbridos, que possuem muitos genes na condição heterozigótica, são o resultado do cruzamento entre linhagens diferentes de uma mesma espécie.

 

Vilosidade coriônica: Cada uma das projeções do córion (um anexo embrionário), em forma de dedo de luva, que penetra na mucosa do útero (endométrio) durante a implantação do embrião (nidação). É o local de penetração das vilosidades coriônicas no útero que se forma a placenta.

 

Vírus: Seres vivos que não apresentam organização celular (acelulares). Todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios de bactérias, protozoários, plantas ou animais. Os vírus compõem-se de um envoltório protéico (capsídio) que protege o material genético

 

Vírus da gripe: Ver Vírus.

 

Vírus HIV: Sigla para a expressão inglesa human immunodeficiency virus. O HIV é o agente causador da aids. Pertence à categoria dos retrovírus, que têm RNA como material genético e a enzima transcriptase reversa, que permite sintetizar DNA a partir de RNA. Ver também Aids e Vírus.

 

Vitalismo: Ver Teoria da Força Vital.

 

Vitamina: Substância orgânica essencial que o organismo precisa receber em pequenas quantidades. As principais vitaminas para o organismo humano são: A (retinol), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6 (piridoxina), B (PP) (niacina), C (ácido ascórbico), D (calciferol) e E (tocoferol).

 

Vitelo: Conjunto de substâncias de reserva presentes no citoplasma dos ovos cuja função é alimentar o embrião durante as primeiras fases do desenvolvimento. Quanto à quantidade e distribuição do vitelo, os ovos podem ser oligolécitos (pouco vitelo homogeneamente distribuído), heterolécitos (quantidade média de vitelo, a maior parte acumulada no pólo vegetativo), telolécitos (grande quantidade de vitelo acumulada no pólo vegetativo) e centrolécitos (vitelo concentrado em torno do núcleo).

 

Vulva: Região em torno da abertura da vagina das fêmeas de mamíferos, formada pelos grandes e pequenos lábios vaginais.

O ESTUDO 

DA VIDA

BIOLOGANDO
PROF GEMERSON ROQUE
bottom of page