top of page

GLOSSÁRIO: R

 

Radúcula: Estrutura equivalente a uma língua raladora presente na faringe de moluscos como o caracol e a lula. É dotada de pequenos dentes de quitina que permitem raspar alimentos sólidos.

 

Raíz: Órgão das plantas traqueófitas, em geral subterrâneo, especializado na fixação da planta ao solo, na absorção de água e sais minerais e, em certos casos, na reserva de alimento.

 

Reações de claro: (etapa fotoquímica da fotossíntese) Conjunto de reações que ocorrem somente na presença de luz

 

Reações de escuro: (etapa puramente química da fotossíntese) Conjunto de reações que podem ocorrer na ausência de luz, usando energia produzida nas reações de claro

 

Receptor universal: (no sistema ABO) Pessoa do tipo sangüíneo AB. Como não possui aglutininas no plasma, pode receber transfusão de sangue dos tipos AB, A, B e 0. Ver também Doador universal.

 

Reciclar: É um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os resíduos, e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. Materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são separados, coletados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Reciclar é usar um material para fazer outro.

 

Recife coralino: (recifes de corais) Ver Cnidaria.

 

Recombinação gênica: Mistura de genes que ocorre entre indivíduos de mesma espécie como resultado dos processos sexuais de reprodução. A distribuição aleatória dos cromossomos de origem materna e paterna, na meiose, é o principal mecanismo de recombinação gênica. A permutação entre cromossomos homólogos na meiose também leva à recombinação gênica.

 

Reduzir: é a primeira etapa do princípio dos 3R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), e consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício.

 

Reino: Cada um dos grandes grupos em que está dividido o conjunto dos seres vivos. Atualmente divide-se o mundo vivo em cinco reinos: Monera, Protista, Fungo, Planta e Animal.

 

Reino Animal: (animais) Reino de seres vivos que reúne organismos multicelulares, eucarióticos e heterotróficos. A espécie humana pertence ao reino Animalia. Ver também Classificação biológica.

 

Reino Fungo: (fungos) Reino de seres vivos que reúne organismos unicelulares ou multicelulares, eucarióticos e heterotróficos. Há quatro filos no reino: Phycomycetes, Ascomycetes, Basidiomycetes e Deuteromycetes. Ver também Classificação biológica.

 

Reino Monera: Reino de seres vivos que reúne organismos unicelulares procarióticos. Os representantes desse reino são as bactérias e as arqueobactérias, que podem apresentar nutrição heterotrófica ou autotrófica. Ver também Classificação biológica.

 

Reino Planta: (Plantas) Reino de seres vivos que reúne organismos multicelulares, eucarióticos e autotróficos (plantas ou vegetais). Ver também Classificação biológica.

 

Reino Protista: Reino de seres vivos que reúne protozoários e algas. Protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e heterotróficos. Algas são uni ou multicelulares, eucarióticas e autotróficas. Ver também Classificação biológica.

 

Relação ecológica: Tipo de interação entre os seres de uma comunidade biológica. Podem ser intra-específicas, entre seres de mesma espécie, ou interespecíficas, entre seres de espécies diferentes, e, para cada caso, podem ser harmônicas, sem prejuízo para os associados, ou desarmônicas, com prejuízo para pelo menos um dos associados.

 

Renina: Enzima do suco gástrico cuja função é coagular as proteínas do leite, permitindo que esse alimento permaneça por mais tempo no estômago.

 

Reprodução: Processo pelo qual os seres vivos originam descendentes. Há dois tipos básicos de reprodução: assexuada (um único genitor origina descendentes idênticos a si) e sexuada (um par de genitores origina descendência variada).

 

Reprodução sexuada: Ver Reprodução.

 

Reptilia: (répteis) Classe da superclasse Gnathostomata do subfilo Vertebrata, cujos representantes apresentam pele coberta por escamas ou placas ósseas. Ex.: cobras, lagartos, jacarés etc.

 

Resistência ao meio: Ver Potencial biótico.

 

Respiração: (cutânea, branquial, pulmonar e traqueal) Processos de trocas gasosas que os animais realizam para suprir de oxigênio suas células e eliminar gás carbônico.

 

Respiração aeróbia: Ver Respiração celular.

 

Respiração anaeróbia: Processo intracelular de obtenção de energia no qual substâncias orgânicas são degradadas em gás carbônico e água, com participação de uma substância inorgânica diferente do gás oxigênio. Esse processo é atualmente utilizado por algumas espécies de bactéria.

 

Respiração celular: (ou respiração aeróbica) Processo de obtenção de energia de moléculas orgânicas do qual participa o gás oxigênio (O2). As principais etapas da respiração celular ocorrem no interior das mitocôndrias das células.

 

Resposta reflexa: A medula espinhal elabora respostas rápidas a situações de emergência. Nestas respostas medulares reflexas participam um neurônio sensitivo, um neurônio motor e um neurônio associativo, na maioria dos casos.

 

Retículo endoplasmático: Sistema de canalículos e bolsas membranosos presente no citoplasma de células eucarióticas. As membranas do retículo podem ser lisas (retículo liso) ou apresentar ribossomos aderidos (retículo endoplasmático rugoso ou ergastoplasma).

 

Retículo endoplasmático liso: Ver Retículo endoplasmático.

 

Retículo endoplasmático rugoso: Ver Retículo endoplasmático.

 

Retina: Camada fotossensível localizada no fundo do globo ocular, onde estão presentes as células visuais (fotorreceptores): cones (menos sensíveis à luz, responsáveis pela percepção das cores) e bastonetes (mais sensíveis à luz, que não distinguem cores).

 

Reto: Última porção do intestino grosso de diversos animais. Acumula as fezes prestes a serem eliminadas (defecação).
 

Reutilizar: É a segunda etapa que pode ser implantada através de ações que possibilitem sua utilização para várias finalidades, otimizar o máximo seu uso antes de descarte final, ou, ainda seu reenvio ao processo produtivo, visando a sua recolocação para o mesmo fim ou recolocação no mercado.

 

Rh negativo: (Rh2) Ver Grupo sangüíneo do sistema Rh.

 

Rh positivo: (Rh1) Ver Grupo sangüíneo do sistema Rh.

 

Rhizobium: Gênero de bactérias que vive em associação mutualística com raízes de leguminosas.Ribose Açúcar com cinco átomos de carbono na molécula (pentose) componente do RNA.

 

Ribose: Monossacarídeo (pentose) presente nos nucleotídeos que entram na composição do ácido ribonucléico (RNA). Ver também Nucleotídeo e RNA.

 

Ribossomo: Grânulo citoplasmático constituído por RNA e proteínas, no qual ocorre a síntese de proteínas. Ver também Nucléolo.

 

Rim: Órgão do sistema excretor de alguns animais invertebrados e vertebrados. Nos moluscos, o rim contém metanefrídios. Nos vertebrados, o rim contém néfrons (unidades filtradoras). Formam-se três tipos de rim no embrião de vertebrados: pronefro (rim cefálico), mesonefro (rim torácico) e metanefro (rim abdominal). Em répteis, aves e mamíferos, apenas o rim metanefro se desenvolve, enquanto os outros regridem e desaparecem. Ver também Sistema excretor.

 

Rizoma: Tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas. O caule da espada-de-são-jorge, do lírio-da-paz e da bananeira são totalmente subterrâneos.

 

RNA: (ácido ribonucléico) Ácido nucléico constituído por ribose, por fosfato e pelas bases nitrogenadas adenina, guanina, citosina e uracila. A molécula de RNA é filamentosa e tem cadeia simples. Três tipos de RNA participam da síntese das proteínas: RNA mensageiro, RNA ribossômico e RNA transportador. Ver também Ácido nucléico.

 

RNA mensageiro: Tipo de RNA que contém o código genético para a síntese de uma proteína. No ribossomo, sua seqüência de códons determina a seqüência em que se unem os aminoácidos trazidos pelos RNA transportadores.

 

RNA ribossômico: Tipo de RNA que faz parte, juntamente com proteínas, da estrutura dos ribossomos.

 

RNA transportador: Tipo de RNA que transporta os aminoácidos aos sítios dos ribossomos no processo de síntese de proteínas. Cada RNAt tem uma trinca de bases específica (anticódon) que se emparelha ao códon complementar do RNA mensageiro.

O ESTUDO 

DA VIDA

BIOLOGANDO
PROF GEMERSON ROQUE
bottom of page