top of page

GLOSSÁRIO: I

 

Idiograma: Ver Cariótipo.

 

Ilhota de Langerhans: Conjunto de células secretoras de hormônios (endócrinas) presente no pâncreas. Nas ilhotas há dois tipos de célula: alfa, que secreta glucagon, e beta, que secreta insulina.

 

Impulso nervoso: Onda de despolarizações e repolarizações que se propaga nos neurônios. A membrana do neurônio em repouso é polarizada (potencial de repouso) e, durante o impulso, sofre uma súbita despolarização no local do estímulo (potencial de ação), que se propaga em alta velocidade. O impulso sempre se propaga no sentido dendrito ? corpo celular ? axônio.

 

Inclusão: Técnica citológica empregada para endurecer o material biológico, possibilitando a obtenção de cortes finos para posterior observação microscópica.

Infecção bacteriana: Doença causada por bactéria patogênica que penetra no corpo humano e pode se instalar em células de diversos órgãos.

 

Infecção viral: Infecção causada por vírus. Exemplos de viroses são a varíola, o herpes, o sarampo, a gripe, a aids etc.

 

Inquilismo: Relação ecológica interespecífica em que apenas uma das partes obtém benefícios, sem prejuízo da outra parte. O termo é geralmente empregado para associações de espécies vegetais.

 

Inspiração: Ver Ventilação pulmonar.

 

Insulina: Hormônio protéico produzido pelas células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas, que faz diminuir a taxa de glicose no sangue (glicemia). Sua deficiência, ou a diminuição da sensibilidade das células ao hormônio, causa aumento da taxa de glicose e sua excreção na urina, doença conhecida como diabete melito. Ver também Glucagon.

 

Interação gênica: Ação combinada de dois ou mais genes na produção de uma mesma característica.

 

Interfase: Fase do ciclo celular em que a célula não está se dividindo. Na intérfase os cromossomos e genes estão em grande atividade, o que não ocorre durante a divisão celular. A interfase é dividida em três períodos: G1, S e G2. No período S ocorre a síntese de DNA e a duplicação dos cromossomos.

 

Interoceptor: Ver Sistema sensorial.

 

Intestino delgado: Tubo dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. Nele o bolo alimentar sofre ação da bile do fígado, enzimas pancreáticas e enzimas entéricas. É onde a digestão se completa e os nutrientes são absorvidos.

 

Intestino grosso: É dividido em três regiões: ceco, colo e reto. Recebe os resíduos da digestão alimentar efetuada no intestino delgado

 

Inversão térmica: Fenômeno atmosférico em que se forma uma camada de ar quente a determinada altitude (camada de inversão), que impede a dispersão de poluentes, agravando a poluição atmosférica.

 

Íris: Disco colorido do olho situado sob a córnea.

 

Isolamento reprodutivo: Incapacidade de os membros de espécies diferentes cruzarem-se ou, caso se cruzem, de produzirem descendentes férteis. O isolamento reprodutivo pode ser causado por incompatibilidade genética, física ou comportamental.

 

Isotônico: Ver Osmose.

O ESTUDO 

DA VIDA

BIOLOGANDO
PROF GEMERSON ROQUE
bottom of page