CITOPLASMA (CITOSOL)
Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da célula viva era preenchido por um fluído homogêneo e viscoso, no qual estava mergulhado o núcleo. Esse fluido recebeu o nome de citoplasma (do grego kytos, célula, e plasma, aquilo que dá forma, que modela).
Hoje se sabe que o espaço situado entre a membrana plasmática e o núcleo é bem diferente do que imaginaram aqueles citologistas pioneiros. Além da parte fluida, o citoplasma contém bolsas e canais membranosos e organelas ou orgânulos citoplasmáticos, que desempenham funções específicas no metabolismo da célula eucarionte.
Composição e outras características
O fluido citoplasmático é constituído principalmente por água, proteínas, sais minerais e açucares. No citosol ocorre a maioria das reações químicas vitais, entre elas a fabricação das moléculas que irão constituir as estruturas celulares. É também no citosol que muitas substâncias de reserva das células animais, como as gorduras e o glicogênio, ficam armazenadas.A água age como solvente distribuindo todo o material uniformemente pelo citoplasma e promove as reações químicas da célula.O citosol é um fluido que preenche o citoplasma. A sua parte periférica, isto é, próxima à membrana plasmática é denominada ectoplasma.
Citoesqueleto
O citoesqueleto é uma estrutura celular, espécie de rede, composta por um conjunto de três tipos diferentes de filamentos proteicos. São eles: microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos. É formado basicamente por duas proteínas: actina e tubulina.
Microtúbulos: (tubos ocos e compridos) são maiores do que os demais componentes do citoesqueleto. São eles os responsáveis tanto pela forma celular quanto pela movimentação que ocorre nas células. Agem também na movimentação dos cílios e flagelos.
Filamentos Intermediários: estão no meio termo, em relação a sua forma, se comparados com os microtúbulos e microfilamentos. Sendo mais grosso do que os microfilamentos e mais fino do que os microtúbulos. Tem a função de manter as organelas celulares em seus lugares.
Microfilamentos: ajudam a manter o vigor e a forma celular; dão suporte mecânico e colaboram na movimentação; contribuem com funções da membrana plasmática; agem na contração muscular; migração de células embrionárias; combate a infecções e nos processos de cicatrização da pele.
Citoesqueleto: Funções na Célula
-
Manutenção e organização celular, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. É responsável também pela movimentação das células;
-
Dá forma a célula;
-
Possibilita o movimento circular do citoplasma no interior da célula, atuando no processo de transporte de substâncias;
-
Permite a união das células;
-
O citoesqueleto das células presentes nos músculos atua do processo de contração muscular;
-
Formação e movimentação de flagelos e cílios;
-
Em amebas e algumas espécies de protozoários, o citoesqueleto é responsável pela movimentação ameboide.
-
No processo de divisão celular, participam da movimentação dos cromossomos.
Movimento Ameboide (Diapedese)
Ocorre em células de protozoários, como as amebas, e em células animais, como os macrófagos e leucócitos. Esse movimento consiste na formação de um pseudópode e estar intimamente relacionado com a fagocitose (englobamento de partículas sólidas). Esse movimento, também importante para a locomoção celular, consiste na despolimerização dos microfilamentos do citoesqueleto, o que promove a alternância do plasma-gel em plasma-sol, fenômeno conhecido como tixotropismo, formando um pseudópode. Além das amebas, alguns leucócitos, células que fazem parte do sistema de defesa dos animais, também apresentam a capacidade de formar pseudópodes, o que auxilia na locomoção e na fagocitose de micro-organismos invasores. Para isso, essas células atravessam a parede dos vasos sanguíneos, com o auxílio dos pseudópodes, e alcançam o tecido infectado. A passagem dos leucócitos pela parede dos vasos sanguíneos recebe o nome especial de diapedese.
Referências
http://www.todabiologia.com/citologia/citoesqueleto.htm. Acessado em 23 de Março de 2016.
http://www.infoescola.com/citologia/citoplasma/. Acessado em 23 de Março de 2016.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_ameboide. Acessado em 23 de Março de 2016