top of page

O núcleo celular é uma estrutura envolta por membrana que protege o DNA nas células eucariotas (desde fungos até plantas e animais). Há alguns organismos que não possuem núcleo e outras estruturas organizadas, os procariotos, como é o caso das bactérias.

 

A membrana do núcleo é denominada carioteca e é muito semelhante em composição à membrana plasmática, com dupla camada lipoproteica. Possui inúmeros poros, que permitem a comunicação com o citoplasma e o fluxo de diversas substâncias, como os RNAs. Observe a presença desses poros, nesta foto de microscopia de transmissão eletrônica ao lado. 

 

Na maioria de nossas células, há apenas um núcleo, esférico e de posição central, mas há células que não possuem núcleo (ex: glóbulos vermelhos) e células que possuem mais de um núcleo (ex: células musculares).


Composição e outras características 

 

Basicamente, o núcleo é composto pela carioteca, cromatina, nucleoplasma e nucléolo.

 

Carioteca: (membrana nuclear, envelope nuclear): delimita o núcleo separando-o do citoplasma e é formada por duas membranas biológicas. Assim como todas as membranas biológicas, elas exercem um controle sob o que entra e o que sai do núcleo. Outra característica dessa estrutura é que a membrana externa se comunica diretamente com o retículo endoplasmático rugoso.A cromatina nada mais é do que a associação do DNA com proteínas. Ela possui a forma de fios alongados que podem estar mais ou menos condensados nessa fase da vida celular.

 

Cromatina:  Na mitose, atinge alto nível de condensação formando os cromossomos que podem ser visualizados ao microscópio. Sendo assim, a cromatina e os cromossomos se tratam basicamente da mesma estrutura, diferenciando-se, em resumo, pelo seu grau de condensação.

 

Nucleoplasma: Se trata do meio aquoso, rico em moléculas usadas nas funções nucleares, em que a cromatina e o nucléolo estão mergulhados.

 

Nucléolo: Essas estruturas são bastante importantes porque se relacionam com a produção de RNA ribossômico que, por sua vez, é relacionado com a produção dos ribossomos.

NÚCLEO CELULAR

Núcleo: Funções na Célula

 

Proteção: impede que moléculas que poderiam causar efeitos destruidores entrem em contato com o DNA.

 

Coordenação das reações e das funções celulares: existem diversas moléculas, como proteínas, que regulam, desencadeiam ou medeiam algumas funções celulares. Essas moléculas, muitas vezes, têm de ser sintetizadas pela célula e é, justamente, no núcleo que as “receitas” de como produzi-las estão codificadas.

 

Hereditariedade: é responsável pelo fato do indivíduo gerado compartilhar características do individuo gerador. Isso ocorre porque, para gerar novos indivíduos ou novas células, ocorre um processo denominado divisão celular. Nesse processo, parte (no caso da meiose) ou todo (na mitose) o material genético da célula geradora é passado à célula gerada. Vale ressaltar que a possibilidade de herança genética é muito importante para a história evolutiva. Isso acontece da seguinte forma: digamos que exista um gene que dá uma característica vantajosa para um organismo. Somente por causa da hereditariedade é que esse gene tem a possibilidade de ser passado para a progênie.

Referências

 

http://www.cellsalive.com/cells/cell_model.htm Acessado em 23 de Março de 2016.

 

http://www.infoescola.com/citologia/nucleo-celular/. Acessado em 23 de Março de 2016.

 

http://www.johnkyrk.com/CellIndex.pt.html Acessado em 23 de Março de 2016

O ESTUDO 

DA VIDA

BIOLOGANDO
PROF GEMERSON ROQUE
bottom of page