GLOSSÁRIO: B
Bactéria: Organismo unicelular, procariótico, pertencente ao reino Monera. Há dois grandes grupos de bactéria: arqueobactérias e eubactérias. As bactérias podem apresentar nutrição heterotrófica ou autotrófica.
Bactéria desnitrificante: Ver Desnitrificação.
Bactéria fixadora de nitrogênio: Poucas bactérias capazes de utilizar o nitrogênio na forma molecular (N2). As principais, pertencentes ao gênero Rhizobium, vivem associadas às plantas leguminosas.
Bactéria nitrificante: Bactérias quimiossintetizantes que executam os processos de nitrificação. As principais são: Nitrosomonas, capazes de converter amônia (NH3) em nitritos (HNO2) e Nitrobacter, que convertem os nitritos (HNO2) em nitratos (HNO3).
Bacteriófago: (ou fago) Vírus que se reproduz no interior de bactérias.
Bainha de mielina: É constituída por camadas concêntricas de membranas plasmáticas de células do sistema nervoso, principalmente células de Schwann. Amplia a condução do impulso nervoso.
Base nitrogenada: Substância cujas moléculas apresentam anéis mistos de carbono e nitrogênio. As bases no DNA são: adenina, citosina, timina e guanina.
Basidiocarpo: Corpo de frutificação dos fungos.
Basidiomiceto: (filo Basidiomycetes) Ver Reino Fungo.
Bentos: Conjunto de seres do bioma aquático que vivem em estreita relação com o fundo submerso, seja caminhando, fixados ou enterrados. Ex.: estrelas-do-mar, corais etc.
Bexiga natatória: Ver Osteichthyes.
Bexiga urinária: Órgão do sistema excretor de certos animais vertebrados, que recebe a urina dos ureteres e a armazena até o momento da micção.
Big Bang: Ver Teoria da Grande Explosão.
Bile: Suco digestivo rico em sais e ácidos biliares. Na espécie humana é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. Não contém enzimas e atua no emulsionamento (transformação em gotículas) de lipídios, facilitando a ação da enzima lipase pancreática.
Biodiversidade: Diversidade de espécies de um ecossistema. Quanto maior a quantidade de nichos ecológicos, maior a diversidade de espécies do ambiente, ou seja, maior sua biodiversidade.
Biogênese: Ver Teoria da biogênese.
Biologia Molecular: Ramo da ciência que une conhecimentos bioquímicos e biológicos para compreender a organização e o metabolismo dos seres vivos.
Bioma: Comunidade clímax adaptada a uma determinada região. Biomas podem ser aquáticos ou terrestres.
Biomassa: Massa da matéria orgânica presente em um ser vivo ou em um conjunto de seres vivos.
Bioquímica: Ramo da Química Orgânica que estuda as substâncias presentes nos seres vivos e as reações químicas fundamentais à vida.
Biosfera: Conjunto de regiões da Terra capaz de abrigar formas de vida.
Biótopo: Conjunto dos aspectos físicos e químicos de determinado ambiente. Ver também Comunidade biológica e Ecossistema.
Blastômero: Ver Clivagem.
Blástula: Estágio do desenvolvimento embrionário que sucede o de mórula. A blástula é uma bola oca de células, com uma cavidade interna chamada blastocela, delimitada por uma camada celular chamada blastoderma.
Boca: Abertura do tubo digestivo dos animais por onde entra o alimento. Nos animais com sistema digestivo completo, a boca pode surgir antes do ânus (animais protostômios) ou depois dele (animais deuterostômios).
Bolsa amniótica: Ver Âmnio.
Bolsa escrotal: Bolsa revestida de pele onde se alojam as gônadas masculinas (testículos).
Bomba de sódio e potássio: Mecanismo de transporte ativo no qual proteínas carregadoras da membrana plasmática transportam íons sódio para fora da célula e íons potássio para dentro.
Brânquia: Órgão respiratório presente em diversos invertebrados aquáticos, nos peixes e nas larvas de anfíbios. Nos vertebrados, as brânquias são expansões da faringe, com ampla superfície de contato com a água circundante e grande irrigação sangüínea. Ver também Pulmão.
Briófita: (filo Bryophyta) Divisão do reino Planta que reúne os vegetais sem sistema condutor de seiva (avasculares) e sem flores (criptógamas). Os principais representantes são os musgos (filo Bryophyta), as hepáticas (filo Hepatophyta) e os antóceros (filo Anthocerophyta).
Brônquio: Conduto respiratório dotado de reforços de cartilagem semelhantes aos da traquéia. Há dois brônquios ligados à traquéia, que se ramificam profusamente formando os bronquíolos, na extremidade dos quais se situam os alvéolos pulmonares.
Bronquíolo: Ver Brônquio.
Brotamento: Processo assexuado de reprodução no qual o organismo genitor forma brotos, que podem destacar-se e constituir novos indivíduos. Em certas espécies os brotos permanecem unidos e originam colônias.